Seguidores

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Como escovar os dentes dos cachorros

Escovar os dentes de cachorros não é uma tarefa fácil para determinados cães. Mas a escovação de dentes nos cachorros é muito importante para evitar as placas, que são acúmulos de bactérias. Dar osso para o cachorro roer pode ajudar, mas nem sempre é o suficiente. 

Quando filhote, a boca do cachorro estará sensível porque os dentes ainda estão nascendo. Nessa fase, ele vai passar muito tempo roendo. É recomendável dar brinquedos mastigáveis ou biscoitos que ajudam a manter os dentes limpos. Nos pet shops existem uma boa variedade de escovas de dentes e de cremes dentais. 

Cachorro escovando os dentes
Escovar os dentes do cachorro é importante para mante-lo limpos e saudáveis

Escolha a escova adequada ao tamanho do cachorro, com cerdas macias. Ele tentará mastigar a escova, mas não permitirá. Se no início o cachorro não aceitar a escovação, comece com a escova de borracha macia que se encaixa na ponta do dedo. Com isso, você chega mais perto dos dentes do cachorro, facilitando o serviço. Com a escova de dentes e a escova de borracha encaixada no dedo, tente espalhar a pasta nas cerdas para que não suma depressa demais. 

Segure com cuidado a boca do cachorro e escove os dentes delicadamente num ângulo de 45º. Escove de cima para baixo, na frente e atrás, tanto os dentes de cima como os de baixo, indo e vindo com a escova. Limpe a ponta e a base de cada dente. Se ele aprendeu a confiar em você, se você começou bem cedo a cuidar dos dentes dele, não vai se opor a abrir a boca. Entretanto, podem ser necessárias algumas vezes até chegar a esse ponto, mas tenha paciência e acaricie-o muito quando terminar. 

Experimente começar essa rotina depois de ter brincado com ele, pois então é provável que você o tenha tocado pelo corpo todo, e ele reconhecerá seu toque mais facilmente. Se ele ficou suficientemente cansado, aceitará com mais facilidade o que você tiver de fazer com ele. Se os dentes dele ficam muito sujos, pode ser interessante tentar remédios homeopáticos que neutralizam as enzimas da boca causadoras da placa antes de buscar um tratamento veterinário, a menos que você encontre dentes estragados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário