Seguidores

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cães guias que ajudam deficientes visuais?


Você se sente seguro andando pelas ruas de uma grande cidade se estiver de olhos fechados? Nem quando estamos de olhos bem abertos estamos totalmente seguros, agora imagina quando seus olhos na realidade não são seus e sim do seu cachorro.
Essa é a realidade de muitas pessoas que são deficientes visuais e precisam de um cão guia para ajuda-los na difícil tarefa de andar nas ruas de uma cidade. Mas como podemos imaginar os cães, como sempre, são muito eficientes em ser os olhos e ouvidos de alguém que não pode enxergar.
Mas como esse cães são adestrados? Como eles são selecionados para esse trabalho fantástico? Tudo começa quando o cão ainda é filhote, e algumas características são observadas no comportamento desse cãozinho, pois o cachorro que vai ser submetido ao adestramento tem que ser muito tranqüilo e Ter um mente equilibrada.
Então podemos já afirmar que nem todas as raças de cães podem ser cães guias, pois imagina ai um Poodle super elétrico sendo guia… Bom, as principais raças de cachorro usadas para ser cães guias são:
1 – Labrador
2 – Pastor Alemão
3 – Golden Retriever
Os cães são expostos a situações que testam o seu comportamento e equilíbrio, historicamente tudo começa quando um médico militar observava o comportamento de cães treinados para levar correspondência, e os cães também ajudavam a guiar os soldados, e em 1932 apareceu a primeira escola para treinar cães guias. Mas até hoje são muito poucos os adestradores habilitados para fazer este tipo de adestramento.
O custo para o adestramento é caro e demorado, cerca de 27 mil reais, para um treinamento que deve durar 2 anos para que o cachorro fique pronto para atuar como cão adestrado para guiar deficientes visuais. Por isso muitas instituições que fazem este trabalho não estão no Brasil, mas o detalhe é que nenhum cão guia pode ser vendido, apenas doado para as pessoas que os necessitam.
A entrada dos cães guias no Brasil foi algo que já foi parar nos Tribunais, mas graças Deus hoje temos a Lei federal nº 11. 126 que ampara o uso de cães guias no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário