Seguidores

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Conheça a linguagem corporal do seu gato

Os gatos falam muito, não só por vocalizações, mas também por meio da linguagem corporal, de expressões faciais, toque e comportamento. Escutando e observando seu bichano, você saberá identificar os sentimentos dele. Os gatos dão uivos raivosos, silvos e cuspidelas, alem de gemidos queixosos, miaus tristinhos e ronrons sedutores, os especialistas reconhecem 16 tipos de vocalização. Muitos gatos emitem um som especial semelhante a "pru-pru" quando avistam um pássaro. 

Os felinos são altamente expressivos fisicamente. As orelhas de um gato agressivo, por exemplo, ficam empinadas e dobradas para trás, enquanto a cauda arqueada e eriçada e zunindo. Por outro lado, um gato na defesa arqueia o dorso e vira o corpo de lado, com a cauda arqueada e eriçada. Um gato submisso se encolhe junto ao chão, mantém as orelhas e a pelagem aplanadas e bate a cauda no chão. 

Gatos: Conheça a linguagem corporal do seu gato
Cada gesto, cada olhar e, cada som, todos querem nos dizer alguma coisa

Tenha mais atenção, aprenda ouvir o que seu gato tem a dizer. Preste atenção na cabeça deles. As orelhas ficam eretas e apontando para frente quando esta alerta e interessado, mas ficam achatadas junto à cabeça quando ocorre algum tipo de confrontação. 
Em um animal agressivo elas geralmente fazem uma rotação para a frente, mas ficam dobradas para baixo e para o lado se o gato estiver tentando evitar problemas. 

A linguagem da cauda é particularmente interessante. Um movimento lento e gracioso indica contentamento. A cauda em posição vertical, especialmente quando a ponta esta curvada, sinaliza amizade e, com frequência, é acompanhada de uma fricção corporal, a qual também indica intenções amistosas. Movimentos rápidos da cauda costumam denotar agitação e estresse emocional. 

Gatos usam o toque como um importante meio de comunicação com seus pares e com as pessoas. Alem de esfregar o corpo sensualmente em nós ou pressionar o nariz, eles nos batem com a testa para expressar afeto ou, mais frequentemente para indicar que querem algo, geralmente comida. Os gatos também transmitem mensagens através do olhar. Os defensivos e submissos ficam com as pupilas dilatadas, embora pupilas grandes também indicam gatos agitados, porém sem medo, por exemplo quando estão brincando. As pupilas de um gato agressivo se estreitam em fendas verticais. 

Piscar os olhos lentamente é sinal de que o animal esta feliz e relaxado. Gatos que piscam diretamente para os donos buscam ser tranquilizados. Evite fazer contato visual demorado e sem piscar com seu gato, pois olhares desse tipo, tanto de pessoas quanto de outros gatos, são perturbadores e potencialmente hostis para ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário