Seguidores

domingo, 3 de junho de 2012

O Dia Ideal do Cão



Se o seu cachorro (ou cadela) pudesse te dizer como seria o dia perfeito, como você acha que seria?
Muitas vezes o que acreditamos ser o melhor para eles é uma adaptação do que nós gostaríamos.
Cães são muito diferentes dos humanos, apesar de nos amarmos tanto.
As atividades favoritas são:
  • Brincar – os cães amam brincar. Você pode estimular seu cão física e mentalmente através de brincadeiras. Cães preferem brincar acompanhados do que sozinhos, mas quando você não puder estar junto, ofereça brinquedos interativos – existem poucas opções nas petshops, mas neste site (seguro, eu garanto) existem diferentes modelos para todos os tipos de cães: http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD. Outra boa opção é marcar com outros donos de cães um encontro numa praça, parque ou na rua para os cães brincarem. Cães que brincam e tem uma rotina animada tendem a dormir durante a noite. Quando eles não tem nada para fazer durante o dia, eles dormem muito e na hora que chegamos (cansados) do trabalho, eles precisam brincar. Os cães precisam se exercitar.
  • Dormir – os cães dormem muito mais que nós, humanos. Uma média de 16 a 18 horas por dia! A diferença é que o sono deles é muito leve, eles acordam várias vezes (exceto os filhotes que dormem pesado!). Um cachorro sem atividades dorme muito mais que um cão “ocupado”, e é triste dizer, mas muitas vezes dormem por tédio.
  • Água e Alimentação – os cães gostam de água fresca e limpa, à vontade. Ofereça um pote limpo e troque a água constantemente (mínimo 1 vez ao dia). Existem 2 tipos de bebedouros para o cão lamber a água: um deles se adapta à torneira e a água sai fresca e à vontade o tempo todo (melhor para cães grandes) e o outro é uma garrafa pet invertida com um “bico” – ideal para cães pequenos e peludos ( a barba e o bigode não ficam tão molhados) – ambos disponíveis em http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD.                                                  Os cães gostam de comer 2 vezes ao dia (os filhotes precisam se alimentar de 3 a 4 vezes/dia), embora alguns comam em dias alternados (!). Este é um dos assuntos mais acessados aqui no bichosaudavel e uma das questões mais recorrentes na minha prática clinica: os hábitos alimentares dos cães são MUITO diferentes dos nossos. Nós humanos, temos muita dificuldade em aceitar os longos intervalos e jejuns dos cães. Para saber mais, leia http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-nao-quer-comer/
  • Fezes e Urina – os cães adultos adorariam poder evacuar e/ou defecar a cada 8 horas. A maioria deles é capaz de aprender e segurar por mais tempo, mas se tiverem a oportunidade de sair para passear ou se tiverem um “banheiro” em casa, vão preferir se aliviar a cada 6 a 8 horas. Os filhotes precisam de intervalos menores, principalmente se estiverem na fase de se adaptar a só evacuar e urinar na rua.
  • Conforto – os cachorros gostam de ambientes limpos e com temperatura amena – nem muito quente, nem muito fria. A maioria prefere viver do lado de dentro das casas ou circular por todo o apartamento, sempre perto de nós, mas muitos são felizes do lado de fora ou com o espaço restrito. Se o seu cão vive do lado de fora, ele precisa de um abrigo do frio e da chuva e de sombra disponíveis. Na maioria das vezes, os cães grandes não gostam muito de camas e colchões e os pequenos adoram as camnhas e acolchoados (mas é claro que existem exceções!).
  • Presença do Companheiro Humano – acredito ser o momento favorito de todo cão, basta ficar ao nosso lado, mas se estivermos fazendo carinho, escovando, agarrando, falando ou simplesmente olhando para o cão, é o momento de realização completa.
É compreensível que a maioria das pessoas trabalham muito e não tem tempo para dedicar aos seus cães, mas os cães precisam de dedicação! Considere a possibilidade de levar seu cão para casa de algum amigo ou familiar se você não puder passear e brincar com seu cachorro. Algumas cidades oferecem serviços de “creche” para cães com diversas atividades, brincadeiras e passeios – eles adoram!
Se você ainda não tem um cão e está refletindo sobre o assunto, saiba que se você não tem tempo disponível, talvez seja melhor pensar em outro animal de estimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário