Seguidores

domingo, 3 de junho de 2012

Obesidade em Cães e Gatos



A obesidade  não somente causa a sobrecarga sobre as articulações e dificuldades locomotoras e respiratórias, como também aumenta o risco de desenvolver diabetes, artrite e cancer.
A definição de obesidade é o acúmulo excessivo de gordura corporal.
Muitos cães e gatos são obesos. Na maioria das vezes, os proprietários não reconhecem e só se dão conta quando levam seus animais para consulta veterinária, por outro motivo.
A principal causa da obesidade é a ingesta exagerada de alimentos e a falta de exercícios. Quando se come mais do que se gasta, este excesso é acumulado no corpo como gordura.
A melhor maneira de avaliar a obesidade é visualmente.
Os cães e gatos, mesmo de raça específica, podem variar muito de tamanho e peso. Conheço poodles, yorkshires, labradores e siameses (assim como tantas outras raças) de diferentes tamanhos.
Não podemos ter um peso ideal para cada raça sem considerar estas variações.
A silhueta corporal é a melhor maneira de avaliar.
Quando olhamos o animal de cima, devemos perceber uma “cintura” após o gradil costal (costelas). Se ela estiver muito marcada, o animal está magro. Se não for visualizada, ele pode estar acima do peso ou obeso.
Se constatado o excesso de gordura corporal, precisamos tratar este animal.
TRATAMENTO
Inicialmente é importante saber se existe alguma causa específica para a obesidade. Um animal com hipotireoidismo pode ganhar peso, por exemplo.
É necessário saber exatamente o que o animal come. Se ele ganha um pão no café da manhã e bolo na hora do lanche, vai ser difícil emagrecer.
As embalagens das rações possuem uma tabela com a quantidade diária recomendada, para os diferentes tamanhos de cães ou gatos. ATENÇÃO: esta quantidade é diária! Não para ser oferecida a cada refeição.
  • Se seu animal já está comendo a quantidade mínima recomendada, considere trocar a ração por uma opção menos calórica. Existem rações para manutenção e para perda de peso. É fundamental oferecer a quantidade recomendada. Ninguém emagrece comendo uma enormidade de alimentos light!
  • Os alimentos com alto teor de fibra e o aumento da ingesta de água, ajudam a saciar o apetite.
  • Ofereça a quantidade diária de alimento dividida em várias vezes  ao dia.
  • Aumente a quantidade de exercícios, mas cuidado com o limite do seu animal. Para exercitar os gatos, brinque bastante! A caneta laser é uma otima opção.
A família toda precisa estar envolvida no tratamento. O ideal é uma única pessoa alimentar e todas praticarem exercícios com o animal.
Se for muito difícil parar de oferecer petiscos, considere usar os de baixa caloria ou ofereça vegetais como a cenoura, por exemplo. Alguns cães gostam de frutas, mas cuidados com as muito calóricas! A melancia e o melão são boas opções.
Alguns animais podem demorar até um ano para chegar ao peso ideal. Lembre-se que perder 3 Kg para um cão de 30 Kg é 10% do peso dele. É comparável a uma pessoa de 70 Kg perder 7 Kg! Difícil, né?
Em casos mais complexos, onde a causa da obesidade é uma doença, o tratamento específico é fundamental. Não adianta só emagrecer.
Se o seu animal é diabético e está com sobrepeso, cheque com seu veterinário se a dosagem de insulina está adequada.
Se a causa da obesidade for o hipotireoidismo, o diagnóstico e o tratamento devem ser realizados, o quanto antes.
Os cães com hiperadrenocorticismo (Doença de Cushing) também apresentam obesidade, apetite voraz e abdomem volumoso.
Evite deixar seu animal engordar. É muito mais fácil controlar o peso e não deixá-lo engordar do que emagrecer depois. Principalmente no caso dos gatos que nao se exercitam muito, nem passeiam de coleira e guia.
Os gatos obesos correm um risco grande de desenvolver uma patologia chamada lipidose hepática se param de comer por algum motivo.
Fonte: .bicho saudavel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário