Seguidores

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Fox Paulistinha


O Fox Paulistinha tornou-se um cão muito popular no Brasil por ser extremamente inteligente, valente, com muita resistência física, ágil e veloz, ótimo cão de guarda e alarme, sendo também muito leal e dedicado ao dono. Ele é alegre, disposto, alerta, e apesar de carinhoso com o dono e familiares, é bastante desconfiado com estranhos.
O Terrier Brasileiro não é de ficar muito parado e tem movimentação saltitante, solta, com passadas curtas e rápidas, que são características da raça.
A pelagem é curta, lisa, de textura fina e colada ao corpo. A cor é predominante branco, com marcações em preto e ou marrom.
Na aparência geral o Terrier Brasileiro é um cão de porte pequeno, harmônico, de formas curvilíneas, com ossatura firme, mas não pesada. A cauda é geralmente amputada. A cabeça é muito expressiva, com focinho afilado e orelhas inseridas altas e dobradas para frente.
O Terrier Brasileiro, mais conhecido como Fox Paulistinha tem sua origem nos diversos Fox trazidos da Europa no começo do século XX.
Mas, segundo os diversos criadores e pesquisadores brasileiros que foram responsáveis pela fixação do padrão e reconhecimento da raça, a história do terrier brasileiro começa um pouco antes, no início do século XIX, com a chegada da Corte de Portugal ao Brasil.
Os portugueses utilizavam pequenos cães, exílios caçadores de ratos, que eram cruzas de Jack Russell Terrier e Fox Terrier de Pêlo Liso. Foi a partir desses exemplares, com o acréscimo já citado de vários Fox, que se deu o desenvolvimento da raça.
A primeira tentativa de reconhecimento ocorreu em 1964, mas em função no número muito baixo de registros o processo todo foi cancelado. Apenas em 1994 o Terrier Brasileiro foi reconhecido junto à Fédération Cynologique Internationale, que fica na Suíça, e daí em diante por vários Kennels.
O Fox Terrier é um cão de médio porte com disposição e energia de sobra. Sã extremamente teimosos, persistentes e fortes. Estão sempre prontos para uma boa aventura e caça.
Sua pelagem é predominantemente branca, porém as manchas podem ser de várias cores, pretas ou amarronzadas. Seu pêlo é duro, áspero e encaracolado precisando ser tosado e escovado com frequência.
Inteligente, vivo e engraçado, o Fox Terrier é um ótimo cão de caça e, se treinado desde pequeno pode ser um ótimo amigo. Vive de 13 a 15 anos, sendo sempre espirituoso e leal. Um macho adulto normal não deve pesar mais do que 9 Kg e sua altura não deve ultrapassar os 40 cm.
Esta raça aprende truques como se fosse cachorro de circo. Só existe um probleminha: o fox não suporta a presença de outros cães do mesmo sexo, estando sempre pronto para uma briga. Paciência e persistência são qualidades indispensáveis para que estes cães sejam treinados com sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário