Seguidores

sábado, 2 de junho de 2012

Mau Hálito



Chamamos de bafo de onça, de tigre e até mesmo de cão quando nos referimos à halitose, isto é, o mau hálito.
Existem diversas causas, desde o hálito normal (mas nem por isso cheiroso) do cão ou do gato, aos problemas dentários ou da cavidade oral.
As causas mais comuns são:
  • gengivite – inflamação das gengivas
  • periodontite – inflamação da região ao redor dos dentes
  • presença de corpo estranho preso na boca (osso, pedaço de madeira)
  • abcesso dentário
  • tumores na boca (neoplasias)
  • doenças pulmonares
  • doença renal grave
A gengivite e a periodontite, causas mais comuns, costumam ser causadas pela presença de tártaro (cálculo dentário) nos dentes. O cálculo dentário é resultado da formação da placa bacteriana, tornando a superfície dos dentes propensa a deposição dos minerais da saliva no dente. O aspecto, nos casos mais severos, parece de limo na pedra.
Algumas bactérias são patogênicas (causadoras de doenças) e causam infecções que podem migrar para outras partes do organismo causando infecções graves (endocardite, nefrite).
É fundamental manter a boca dos animais saudável. Para realizar a limpeza dos dentes com presença de tártaro é necessário anestesiar o animal. É frequente o proprietário ter medo da anestesia e optar por não realizar a limpeza. O risco de complicações causadas pelo tartaro é muito importante, não é só uma questão de “aguentar o bafo de esgoto”.
O animal deve ser examinado por um veterinário para diagnosticar a causa da halitose. Se a causa for o tártaro, basta realizar a limpeza e em seguida fazer a manutenção através da escovação dos dentes.
É muito mais fácil acostumar os filhotes do que os adultos a esta prática.
Comece aos poucos, somente com o dedo indicador servindo de escova, durante 1 a 2 minutos. Repita várias vezes,  elogie, faça carinho e ofereça petiscos. O passo seguinte é usar uma gaze enrolada no dedo. Repita várias vezes, sempre elogiando e oferecendo sensações prazerosas. Se o seu animal não estiver aceitando, páre e recomece mais tarde.
Quando ele estiver acostumado ao dedo com gaze, comece a usar uma escova de cerdas macias e de tamanho apropriado ao seu animal. NUNCA use pasta de dentes para uso humano, além de fazer muita espuma e possuir o gosto forte, pode causar irritação gástrica.
Existem pastas de dentes,  anti-sépticos, brinquedos e biscoitos (que ajudam na limpeza dos dentes) específicos para animais, nas petshops.
Se a causa for um corpo estranho, o animal pode apresentar grande desconforto, passando as patas na boca e salivando muito. Em geral, ocorre uma inflamação local e basta retirar o objeto. Pode ser necessária antestesia para examinar a boca e retirar o objeto.
Os abcessos devem ser tratados com medicação e em alguns casos, é necessária a extração dentária ou tratamento com veterinário especialista em odontologia.
Os tumores da cavidade oral devem ser removidos cirurgicamente e encaminhados para histopatologia (para identificar o tipo de tumor).
Em caso de doença pulmonar ou renal, o diagnóstico deve ser realizado por um veterinário que vai recomendar o tratamento específico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário