Seguidores

sábado, 2 de junho de 2012

Mordida de Cachorro (ou de Gato)




O que fazer se for mordido?
Inicialmente, lave bem a área com água e sabão e se informe sobre a vacinação anti-rábica do animal. Todo cão e gato deve ser vacinado anualmente (no Brasil) e o seu responsável deve ter um documento comprovando a vacinação.
As mordidas são perigosas por algumas razões.
A primeira é o risco de contaminação bacteriana na ferida (os animais têm muitas bactérias na boca, assim como nós), aumentando o risco de infecção. Por esta razão todos nós já ouvimos falar que não se pode suturar um ferimento causado por mordida animal – quem decide o tratamento é o médico, depende muito do tipo de lesão.
Outra razão é a lesão tecidual, os dentes podem perfurar e rasgar a pele, o músculo, tendão e nervos. As mordidas dos cães costumam ser mais dilacerantes enquanto as mordidas de gato são mais profundas – ambas inflamam bastante.
A maior preocupação é com o risco de contrair raiva – se o animal for vacinado, podemos ficar tranquilos.
Se você (ou alguém conhecido) foi mordido, procure um posto de saúde ou hospital de referência e converse com o infectologista. Dependendo do tipo da mordida, do local do corpo atingido e da vacinação do animal, o protocolo de tratamento é diferente.
Em alguns casos, o animal deve ficar em observação por 10 dias. Aqui no Rio de Janeiro, a Unidade Municipal de Medicina Veterinária oferece este serviço (http://www0.rio.rj.gov.br/ijv/obs_caninos.shtm).
É importante lembrar, que a agressividade tem tratamento e a responsabilidade por um animal é de seu responsável.

Fonte: bichosaudavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recent Visitors