Seguidores

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Como dar o banho e secar o seu cão


Dar banho no seu cachorro é muito importante para livrá-lo da sujeira acumulada em seus pêlos, assim como de alguns parasitas.
A água utilizada para dar banho no seu cachorro deve ser morna, principalmente se o tempo estiver frio, podendo-se utilizar água fria se estiver bastante calor.
Nunca se deve usar água quente, pois a mesma resseca o pelo do animal e tira todo o brilho do mesmo. Além disso, devido à uma possível mudança brusca de temperatura, pode ocasionar problemas na saúde do seu cão, como por exemplo gripes fortes ou pneumonias.
Os xampus utilizados para o banho devem ser neutros ou próprios para cães.
Antes de iniciar o banho é preciso tapar as orelhas do cachorro com algodão. Isto é muito importante pois evita que entre água no ouvido do animal, o que pode causar uma otite.
O cão deve ser molhado por cima e com pouca água (não há necessidade de ensopar o cão pois o xampu penetra melhor quando o pêlo está apenas umidecido).
Se o local em que o cachorro estiver for alto e houver possibilidade dele pular é aconselhável prendê-lo em uma coleira, evitando, assim, acidentes.
Depois que o corpo todo estiver molhado é hora de molhar o “rosto” do seu cão. Segure no focinho juntamente com a ponta da orelha. Assim, você evita que entre água no ouvido e dentro do nariz.
Com uma das mãos segurando o focinho, despeje o xampu para ensaboar, inicilamente a cabeça, tomando cuidado para não entrar sabão nos olhos. Esfregue com delicadeza e com firmeza.Agora use as duas mãos para ensaboar a cabeça. Você não precisará segurar o focinho neste estágio.
Em seguida coloque xampu novamente nas mãos e esfregue as patas. Faça uma boa espuma e esfregue o pêlo do cão na mesma direção, sempre para baixo para não embaraçar.
Esfregue o xampu bem para dentro de seu pêlo, para soltar a poeira e pele morta.
Enxague o cachorro completamente começando pela cabeça, sempre tomando o cuidado para não entrar água no ouvido e no nariz. Enxugue a cabeça antes de enxaguar o resto do corpo, é mais provável que ele se sacuda enquanto a cabeça estiver molhada.
Quando você tiver certeza de ter removido qualquer excesso de água, seque o pêlo do seu cachorro com uma toalha e então levante-o, enrolado tanto quanto possível na toalha.
Remova o algodão das orelhas e seque o interior delas cuidadosamente.
Seque o pêlo rigorosamente com uma toalha ou se o seu cão tiver pele saudável, utilize um secador de cabelos (na temperatura morna).
Quando iniciar a secagem vá passando a escova e desembaraçando o pêlo. Os movimentos devem ser paralelos ao corpo do animal, tornando-se menos cansativo para quem escova e minimizando os danos à pelagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário